Declaração do X Encontro da Rede Latino-Americana de Centros e Institutos de Juventude

Felizes os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados (Mt 5,6)

Estimados irmãos e irmãs que lutam em defesa da vida da juventude latino americana,

A Rede Latino-Americana de Centros e Institutos de Pastoral da Juventude esteve reunida em seu décimo encontro nas terras de Chaclacayo, Peru, nos dias 20 a 25 de setembro de 2009, para refletir, partilhar e fortalecer o trabalho de formação e acompanhamento às juventudes.

Convocados e convocadas pelo tema “Processos de participação da juventude para o exercício da cidadania na Igreja e na sociedade”, nos propusemos a aprofundar nosso entendimento sobre cidadania e participação juvenil, lançando um olhar sobre os espaços e experiências em nossos países que têm motivado os jovens e as jovens a serem protagonistas de sua história, na luta por seus direitos e deveres.

No marco da renovação da opção preferencial pelos jovens, como nos convida Aparecida (DA 446) nos 30 anos da Conferência de Puebla, renovamos nossa opção pelos jovens empobrecidos, por uma formação integral que gera sujeitos conscientes e críticos a partir de sua dimensão social e cidadã e a espiritualidade libertadora oferecida a nós por Jesus de Nazaré.

Nossas preocupações frente à realidade

A cidadania é a capacidade de aprender a construir o bem pessoal e o bem comum, conquistar direitos sociais, políticos, culturais e participar dos deveres do grupo em que se está inserido. Entendemos a cidadania como a plena participação na vida social, desfrutando de todos os direitos e participando da tomada de decisões que definem um projeto de sociedade e bem comum.

Refletindo sobre a realidade das juventudes de nossos países nos perguntamos. Como podemos situar o processo de participação dos jovens no exercício da cidadania nesta mudança de época que estamos vivendo? Como trabalhar a consciência coletiva e ampla de cidadania com os jovens que não tem seus direitos humanos mínimos respeitados? Como acompanhar o protagonismo cidadão dos jovens em contextos eclesiais tão adversos ou distantes da realidade? Que propostas de formação integral que oferecemos como centros e institutos ajudam a melhorar as condições de vida da juventude de nossos países? Como utilizar melhor as novas tecnologias de informação e de comunicação?

A partir destes questionamentos e desafios de nossa realidade eclesial e social latino americana, buscamos na Palavra de Deus pistas para repensar a cidadania nas juventudes latinoamericanas.

Bem aventuranças e cidadania dos jovens e das jovens

Jesus não possuía poder político nem religioso para transformar a situação injusta que vivia seu povo. Só tinha a força de sua palavra. Os evangelistas recolheram os gritos que Jesus foi lançando pelas aldeias da Galiléia em diversas situações. Suas bem aventuranças ficaram gravadas para sempre em seus seguidores e seguidoras.

O lema escolhido se encontra no marco do relato evangélico de Mateus: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados” (Mt 5,6).

Os evangelhos tratam de cultivar valores fundamentais que nos comunicam a melhor forma de sermos cidadãos. Na época de Jesus, não havia esperança entre os jovens. Jesus vem trazer a esperança convidando as pessoas a participar como sujeitos, desenvolvendo suas potencialidades e capacidades de criar. O convite ao jovem é participar de uma aventura de esperança.

O centro do anúncio de Jesus é o Reino. Reinar e fazer justiça tem um mesmo sentido, justiça é fazer a vontade de Deus, da irmandade dos povos. A justiça representa o amor de Deus em sua plenitude. A orientação de justiça de Jesus para com os jovens é que se levante: seja consciente, sujeito, conhecedor de seus direitos. Cidadania é a capacidade de dar testemunho a partir de nossas práticas, com boas obras, capazes de regenerar os corpos quebrados, de gerar confiança, de suscitar relações anunciadoras de amor e justiça.

Vale a pena seguir acompanhando os jovens, as pequenas comunidades, a mística, a entrega, a leitura permanente da realidade, voltar a ver a pedagogia de Jesus nos motiva a ter esperança.

Convidados a ser luz do mundo (Mt 5,14)

Somos convidados a participar da construção do Reino a partir da justiça e do testemunho de vida de Jesus e a implicar os jovens e as jovens a viver novas relações, em especial junto aos empobrecidos, à luz da Palavra de Deus.

Como Centros e Institutos somos chamados a ser luz de um novo modelo de cidadania e participação, baseado na justiça e na solidariedade como compaixão pela vida do outro. Somos chamados assumir o compromisso de defender a vida da juventude de qualquer maneira, em especial, os jovens em situação de risco e violência.

Reafirmamos os pequenos grupos como lugar de esperança e de encontro permanente com Jesus, onde o acompanhamento deve encorajar, animar e incentivar os jovens e assessores, na confiança de que um Outro Mundo é Possível.

Comprometidos com a Vida plena da juventude

“A Igreja confia nos jovens. Eles são para ela sua esperança. A Igreja vê na juventude da America Latina um verdadeiro potencial para o presente e o futuro de sua evangelização. Por ser verdadeira dinamizadora do corpo social e especialmente do corpo eclesial, a Igreja faz uma opção preferencial pelos jovens como parte de sua missão evangelizadora no Continente” Documento de Puebla, 1186.

Queremos caminhar junto com a juventude latino americana em solidariedade com sua realidade, descobrindo seus sonhos e expectativas, suas potencialidades e linguagens, favorecendo um processo de conscientização e participação cidadã, empoderando-a como sujeito de transformação da sua realidade.

Convidamos a todos os agentes da Pastoral da Juventude do Continente a promover uma reflexão permanente sobre a participação cidadã, fortalecendo espaços onde as jovens e os jovens sejam protagonistas na vida da Igreja, da sociedade e da Pastoral Juvenil.

Chaclacayo, Perú, 25 de setembro de 2009.

Comments

No responses to “Declaração do X Encontro da Rede Latino-Americana de Centros e Institutos de Juventude”

Postar um comentário